A Unimed na verdade não é apenas uma empresa, são 345 cooperativas com autonomia própria com mais de 2mil hospitais credenciados e 126 hospitais próprios. Fundada em 1975, a Confederação Nacional das Cooperativas – Unimed é a representante institucional de todas as Unimed.

Além disso, ela é uma das maiores operadoras de saúde no Brasil. Quer conhecer mais sobre os planos da Unimed? Veja aqui as principais características.

Tipos de planos de saúde oferecidos pela Unimed

Os tipos de planos de saúde que são oferecidos pela Unimed irão variar de acordo com cada cooperativa, visto que cada uma tem sua própria autonomia para definir quais serão comercializados. Mas, de modo geral, eles podem ser:

Plano de saúde individual

A maioria das Unimeds comercializam planos individuais ou familiares, mas não necessariamente. Por exemplo, enquanto a Unimed Bahia e a Central Nacional Unimed não têm essa opção, a Unimed São Paulo e a Unimed Belo Horizonte possuem essa modalidade.

Plano de saúde coletivo por adesão

Da mesma forma, os planos coletivos por adesão só vão ser comercializados dependendo da escolha da cooperativa.

Plano de saúde empresarial

No entanto, os planos coletivos empresariais são comercializados em todas as Unimeds, desde as cooperativas locais quanto a Central Nacional Unimed, a qual só trabalha com esse tipo de plano.

Qual tipo de cobertura os planos de saúde oferecem?

Cada Unimed oferece uma cobertura diferente, mas algumas podem ser mais específicas. Elas podem ser do tipo:

  • Ambulatorial
  • Hospitalar
  • Ambulatorial + Hospitalar
  • Hospitalar + Obstetrícia
  • Ambulatorial + Hospitalar + Obstetrícia

Qual o valor de um plano da Unimed?

Como cada Unimed vai definir o tipo de plano e o tipo de cobertura que oferece, os preços também vão variar bastante entre uma cooperativa e outra. Isso significa que o valor em Belo Horizonte provavelmente seja diferente da Unimed de Santa Catarina ou de outras Unimeds.

Além disso, o preço varia de acordo com a abrangência geográfica, faixa etária e o tipo de contrato, como por exemplo, para empresas maiores certamente o valor será menor do que o de um plano individual. Ainda, deve levar em consideração a sinistralidade média da região escolhida.

Características do plano de saúde da Unimed

No que diz respeito as características dos planos de saúde da Unimed, elas são comuns entre as cooperativas. Veja a seguir:

Abrangência geográfica

A abrangência vai variar de acordo com a Unimed e o plano contratado, porém eles podem ser:

  • Locais: quando o beneficiário pode ser atendido pelo plano apenas no local contratado;
  • Regional: atendem em grupos de municípios;
  • Nacional: ocorre como se fosse um intercâmbio entre as Unimeds, ou seja, os beneficiários de uma região podem ser atendidos em outras regiões do país.

Intercâmbio Nacional

Um dos maiores diferenciais de seus beneficiários é que eles podem ser atendidos em qualquer Unimed, desde que o plano permita.

Rede credenciada

A Unimed possui uma rede credenciada de clínicas, laboratórios e hospitais que fazem parte da cooperativa em quatro mil municípios. Mas ela possui também rede própria, com hospitais com estrutura e ótima qualidade.

Acomodação nos hospitais da Unimed

Os planos da Unimed oferecem acomodação tanto em enfermaria quanto apartamento. Confira aqui qual a diferença entre essas acomodações e como escolher.

Carências do plano de saúde Unimed

Apesar das Unimeds terem autonomia, as carências são as mesmas, visto que são estabelecidas pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Mas, às vezes acontecem promoções que possibilitam uma redução do tempo de carência ou, caso você já tenha um plano, basta pedir portabilidade de carências (veja aqui como funciona).

Coparticipação

A coparticipação é uma modalidade que permite que o plano fique mais em conta, no entanto, você precisa pagar uma taxa toda vez que utiliza os serviços. As cooperativas oferecem a possibilidade de contratação com ou sem coparticipação.

Reajuste

Os reajustes irão se diferenciar de acordo com o plano que foi contrato. Para saber como funcionam os reajustes, confira aqui o nosso conteúdo sobre reajustes.

Reembolso

As Unimeds irão garantir o reembolso das despesas com assistência médica de acordo com as obrigações contratuais e a área de abrangência nos casos de emergência ou urgência, quando não for possível a utilização dos serviços próprios, contratados ou credenciados pelo Sistema Unimed.

Programa Viver Bem

O Programa Viver Bem é oferecido para todos os beneficiários da Unimed, que tem como objetivo promover saúde e qualidade de vida por meio de ações preventivas.

Desse modo, eles oferecem atividades para todos os públicos com acompanhamento de profissionais de diversas áreas. Os programas buscam atuar nos seguintes temas:

  • Educação alimentar
  • Atividade Física
  • Gestação
  • Emagrecimento e manutenção do peso
  • Controle da diabetes e hipertensão

A multiplicidade de qualidade Unimed

Apesar da Unimed existir em todo o país, o problema é que como cada cooperativa toma as suas próprias decisões, acaba ocorrendo uma diferença muito grande entre cada uma delas. Isso significa que até mesmo a qualidade do atendimento e a rede credenciada podem variar de Unimed para outra.

Desse modo, apesar de muitas Unimeds serem operadoras excelentes e, inclusive, estar entre as melhores do Brasil, existem outras que fecharam por causa de mau atendimento.

Sendo assim, não existe um padrão de atendimento e preço. Por este motivo, você deve pesquisar individualmente cada Unimed e avaliar tanto o que os clientes estão falando quanto a pontuação na ANS.

 

Gostou desse artigo? Deixe o seu comentário e clique aqui para conhecer outros conteúdos para sua saúde.

6 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*