Atualmente existem tantas opções de suplementos que para decidir qual são os melhores para as mulheres fica difícil.

Seja qual for o seu objetivo, ganho de massa muscular, emagrecimento, disposição ou apenas melhorar a saúde, os suplementos podem te ajudar a conquistá-lo de forma mais rápida. Além disso, eles podem se tornar praticamente obrigatórios a partir dos 30 anos, quando apenas a alimentação não é suficiente para suprir as necessidades do corpo.

Mas, apesar da individualidade, existem suplementos que necessitam maiores destaques quando estamos falando do universo feminino. Isso porque as mulheres têm particularidades e demandas diferentes das dos homens.

Pensando nisso, fizemos uma lista dos 13 suplementos mais indicados para as mulheres, de modo a promover mais saúde e bem estar à elas.

1. Colágeno

O colágeno é o suplemento mais famoso no mundo feminino, porque ele possui os seguintes benefícios:

  •       Combate o envelhecimento da pele
  •       Previne o aparecimento de rugas e linhas de expressão
  •       Melhora a textura e flacidez da pele
  •       Fortalece os cabelos e unhas
  •       Fortalece as estruturas de tendões e cartilagens
  •       Previne dores articulares

Encontrado nos tecidos conjuntivos, o colágeno é uma proteína natural do corpo. Porém a partir dos 25 anos de idade, estima-se que ocorre uma perda de aproximadamente 1% do colágeno corporal por ano.

Mas, são os peptídeos de colágeno, que são um tipo de colágeno hidrolisado com partículas menores, que garantem a reposição desta proteína, chegando ao local onde devem atuar.

2. Coenzima Q10

Também presente em diversos alimentos, como amêndoas, soja, brócolis e espinafre, a coenzima Q10 é um importante nutriente que ajuda a proteger a pele dos desgastes.

É uma substância com propriedades antioxidantes e fundamental para a produção de energia nas mitocôndrias. Alguns dos seus benefícios são:

  •       Melhora a performance durante o exercício físico
  •       Previne doenças cardiovasculares
  •       Previne o envelhecimento precoce
  •       Melhora a função cerebral
  •       Melhora a fertilidade
  •       Ajuda a prevenir o câncer

3. Ômega 3

Muito abundante nos peixes de águas frias e profundas, o ômega 3 é uma gordura que:

  •       Promove a memória e outras funções cerebrais
  •       Reduz a inflamação
  •       Protege contra doenças cardiovasculares
  •       Evita a formação de coágulos
  •       Ajuda a combater a depressão
  •       Combate a asma
  •       Previne doenças auto-imunes
  •       Ajuda a controlar a glicemia
  •       Reduz os níveis de triglicerídeos e colesterol ruim
  •       Fortalece o sistema imunológico
  •       Previne o Alzheimer
  •       Melhora a qualidade da pele

Mas, apesar de ser bastante popular assim como o colágeno, é preciso ingerir apenas cápsulas com doses ideais de DHA. Estudos mostram que essa substância atua na manutenção da função neurotransmissora, contribui para o controle do movimento e memória e na regulação da saciedade, humor, ansiedade, medo e sono. Portanto, sempre verifique a quantidade de DHA no rótulo.

4. Magnésio

O magnésio é um mineral essencial para diversas reações bioquímicas no organismo, como metabolismo energético, formação dos ossos e dentes e inclusive na saúde do cérebro e coração.

O mineral quelato, como o Magnésio Dimalato, é a melhor forma de absorção do magnésio em nosso organismo. A sua suplementação ajuda a tratar a dor muscular e a fadiga, além de favorecer a absorção do cálcio e reduzir a incidência de câimbras e fraqueza muscular.

Ele também é indicado para prevenção da osteoporose e na manutenção da saúde do coração, além de alterações emocionais, como irritabilidade, insônia e TPM.

5. Cálcio

O cálcio é essencial para a manutenção do tecido ósseo, saúde dos dentes, músculos, tecido nervoso e coração. O problema é que o cálcio é um mineral que não é produzido pelo corpo, sendo necessário obter toda a demanda através da alimentação ou suplementação.

Os principais benefícios da suplementação incluem:

  •       Prevenção da osteoporose (atinge principalmente as mulheres);
  •       Manutenção da pressão arterial;
  •       Proteção do sistema nervoso.

6. Zinco

O principal papel do zinco no organismo é no sistema imunológico. No entanto, ele também é responsável pela manutenção da pele, cabelo e unhas e ossos, devido ao seu efeito antioxidante.

Os principais benefícios da suplementação com zinco são:

  • Previne Alzheimer;
  • Combate a diabetes;
  • Melhora a cicatrização;
  • Otimiza o sistema cardiovascular;
  • Espanta a depressão;
  • Fortalece o sistema imunológico.

7. Luteína

A luteína é um pigmento que age como um filtro natural, fundamental para fotoproteção. Como é encontrada em pequenas quantidades em alguns alimentos, como gema de ovo e vegetais verdes e folhosos, o recomendado é suplementar cerca de 20 mg por dia. Por isso, se você está querendo pegar um sol, não esqueça de acrescentar este suplemento à sua lista.

8. Astaxantina

Assim como a luteína, a astaxantina também é um pigmento, porém obtido a partir de algas ou animais marinhos, como camarão, lagosta e salmão.

É um poderoso antioxidante que atua neutralizando os radicais livres na pele, prevenindo o envelhecimento das células.

9. Vitamina D

Quando estamos expostos ao sol, a pele produz naturalmente a vitamina D, mas também podemos suplementar essa vitamina, seja através da alimentação ou suplementos. Ela atua como hormônio, regulando o metabolismo ósseo e a absorção de cálcio e fósforo.

Os principais benefícios da suplementação são:

  •       Fortalecimento dos ossos e dentes;
  •       Fortalecimento do sistema imunológico;
  •       Prevenção de doenças como esclerose múltipla, diabetes e hipertensão;
  •       Antioxidante.

A deficiência de vitamina D aumenta o risco de desenvolvimento de doenças crônicas, como problemas cardiovasculares, tumores e enfermidades imunológicas e infecciosas.

10. Vitamina C

A vitamina C não é produzida pelo corpo, por isso é essencial a sua ingestão, seja através da alimentação ou suplementação. Ela atua em diversos mecanismos do organismo, como síntese de colágeno, de certos neurotransmissores e metabolismo de proteínas.

Os benefícios da suplementação de vitamina C incluem:

  •       Ação antioxidante;
  •       Melhora do sistema imunológico;
  •       Fortalece o tecido cutâneo;
  •       Auxilia a produção de colágeno – por isso é tão importante combinar a vitamina C com o colágeno.

11. Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B são hidrossolúveis e incluem a B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico), B11 (carnitina) e B12 (cobalamina).

A sua suplementação promove:

  •       Mais energia;
  •       Melhora das funções cognitivas;
  •       Fortalecimento da pele, cabelos e unhas;
  •       Melhora do humor;
  •       Prevenção da anemia;
  •       Proteção da saúde ocular.

12. Suplementos para ganho de massa magra

Existem alguns suplementos especialmente para quem está buscando ganho de massa muscular. Mas, mesmo com o uso deles, é preciso aumentar o consumo de proteínas e carboidratos para obter melhores resultados.

Os suplementos recomendados para ganho de massa são: 

Suplemento de Proteínas

Como dissemos, o consumo adequado de proteínas é essencial para promover hipertrofia muscular. Sendo assim, os suplementos, como whey protein, podem ajudar a conseguir atingir a quantidade necessária desse nutriente.

Colágeno Hidrolisado

Mais uma vez, o suplemento mais famoso no mundo feminino, o colágeno ajuda a melhorar a resistência muscular, o aspecto da pele e fortalece as articulações, unhas e cabelos. Ou seja, além de ajudar no desempenho na academia, ele também melhora a estética.

Caseína micellar

A caseína micellar possui cerca de 24g de proteína, sendo que boa parte dos aminoácidos são BCAA. Sendo assim, além de promover saciedade, ela impede o catabolismo, ajuda a perder gordura e aumenta a força durante os exercícios.

13. Suplementos para emagrecer

Além de dieta e muito treino, os suplementos podem ajudar a você ter melhores resultados quando está em processo de emagrecimento. Inclusive, existem produtos que agem diretamente na queima da gordura. Os principais suplementos para emagrecer são:

Termogênicos

Os termogênicos atuam melhorando a queima da gordura corporal, transformando-as em energia. Esse processo acontece através do aumento do metabolismo, acentuando a queima calórica ao longo do dia.

Bloqueadores de gordura

Os bloqueadores de gordura reduzem diretamente no corpo da mulher melhorando a saúde e o bem-estar, reduz significativamente o colesterol e auxilia de maneira direta na redução de gorduras. 

Como pode ver, existe um universo de suplementos para mulheres. Quando utilizados juntamente com dieta e rotina de exercícios adequada, é possível conquistar seus objetivos.

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