As necessidades nutricionais dependem de vários fatores, tais como composição corporal, estado fisiológico, atividade física e sexo.

Além disso, à medida que envelhecemos, o nosso corpo começa a sofrer mudanças que fazem com que seja necessário intervir. No caso dos homens, eles possuem necessidades únicas que devem ser levadas em consideração, caso contrário, podem aumentar riscos de algumas doenças.

Diante deste cenário, a suplementação para homens torna-se uma ferramenta aliada à saúde, assim como uma forma de melhorar o desempenho físico e mental. Sendo assim, veja os suplementos mais indicados para homens. 

1. Ginseng

O ginseng é uma erva medicinal utilizada há mais de 2000 anos. Ele é cultivado em áreas da China, Coréia e Sibéria e diversas pesquisas revelam os seus benefícios à saúde, como:

  • Melhora do sistema imunológico;
  • Aprimoramento da saúde do cérebro;
  • Auxilia o controle do peso;
  • Melhora do controle de açúcar no sangue;
  • Redução dos sintomas de ansiedade e depressão;
  • Melhora dos níveis de energia;
  • Previne o depósito de cálcio nas artérias que pode gerar o endurecimento delas.

No entanto, o que o faz ser um ótimo suplemento para homens está relacionado com a sua fama de afrodisíaco. Neste contexto, um estudo realizado na Coreia do Sul revelou que o ginseng é capaz de melhorar a vida sexual de homens com disfunção erétil leve a moderada

2. L-arginina e L-citrulina

A L-arginina e a L-citrulina são aminoácidos que promovem um fluxo sanguíneo saudável. Sendo assim, a sua suplementação tem sido utilizada para combater a angina, doenças vasculares, disfunção erétil e melhorar a qualidade do esperma.

Pesquisas mostram que homens com disfunção erétil apresentam menores concentrações de L-citrulina e L-arginina e uma suplementação combinando estes aminoácidos com picnogenol pode ajudar no tratamento desses indivíduos.

3. Magnésio

O magnésio é um mineral que age como cofator enzimático em diversas reações essenciais para o corpo. Desse modo, é necessário que haja um consumo adequado de alimentos ricos em magnésio para que não haja deficiência e consequente problemas de saúde.

Porém, nem sempre a dieta consegue fornecer concentrações suficientes ou determinados medicamentos provocam deficiência de magnésio, como omeprazol e furosamida. Ainda, homens que têm suor em excesso ou com estresse crônico podem ter esse nutriente reduzido de forma considerável.

Sendo assim, a suplementação desse mineral torna-se necessária, principalmente o quelato de magnésio.

4. Multivitamínico

Outro suplemento essencial para os homens são os multivitamínicos. Mesmo com uma dieta balanceada, o estresse do dia a dia pode aumentar as demandas metabólicas. Além disso, diversos medicamentos prescritos podem reduzir a absorção e, consequentemente, a quantidade de vitaminas e minerais em nosso corpo.

No entanto, é preciso consumir multivitamínico de qualidade, que não contenham ferro (a não ser que tenha sido recomendado) e que possui iodo (mineral deficiente na maioria das pessoas) para garantir que tudo funcione adequadamente.

5. Ômega-3

Assim como o multivitamínico, o ômega-3 deveria ser suplementado por todos. O ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA) são os principais componentes desse tipo de ácido graxo e têm ganhado fama como protetores do coração.

Mas, existem outros estudos que também demonstram a importância do ômega-3 nos processos neurológicos e psiquiátricos.

Apesar de ser encontrado na maioria dos peixes, nozes, sementes de chia, linhaça, abacate e outros alimentos, é possível obter cápsulas de ômega-3 e usufruir dos seus benefícios. Mas, é preciso ficar atento com a fraude, pois muitos produtos no mercado não contêm ômega-3 de fato.

6. Serenoa repens

Um problema que acometem muitos homens à medida que envelhecem é o alargamento da próstata, também chamado de hiperplasia benigna da próstata (HBP). Os principais sintomas são:

  • Dificuldade para esvaziar a bexiga;
  • Retenção urinária;
  • Fluxo de urina reduzido;
  • Frequência urinária reduzida.

Apesar de existir medicamentos que reduzem os sintomas, a Serenoa repens tem demonstrado ser uma forte aliada, sendo uma opção mais natural capaz de melhorar esses problemas urinários.

Além disso, essa planta tem sido utilizada como afrodisíaca, antisseborreica, antiestrogênica, diurética e impotência sexual. Desse modo é igualmente empregada no tratamento de afeções cutâneas (eczemas) e da queda de cabelos.

7. Vitamina C

A vitamina C é um poderoso antioxidante e extremamente importante para formação dos vasos sanguíneos, cartilagem, músculo, colágeno e para o processo de cura do corpo.

A falta dessa vitamina pode ocasionar problemas como anemia, sangramento nas gengivas, hematomas, má cicatrização, cansaço e comprometer o humor. Em casos mais graves, pode haver histeria e depressão.

Por esse motivo, a suplementação de vitamina C pode ajudar a combater rugas, trazer benefícios para a saúde do coração e melhorar a movimentação dos espermatozoides, o que a torna essencial para a fertilidade do homem.

8. Vitamina D

Apesar de estarmos vivendo em um país tropical, muitas pessoas apresentam deficiência de vitamina D. Isso ocorre pois poucos passam os 15 a 20 minutos diários necessários para que haja produção adequada de vitamina D pelo corpo.

O problema é que a falta dessa vitamina em nosso corpo aumenta os riscos de câncer de cólon, ataque cardíaco, câncer de próstata, esclerose múltipla e doenças autoimunes.  

Mas, um estudo recente relacionou a carência de vitamina D com menores níveis de testosterona, sendo que a suplementação foi capaz de aumentar as concentrações deste hormônio sexual em indivíduos com sobrepeso. Por isso a suplementação com vitamina D é importante para os homens.

9. Whey Protein

Muito conhecido, principalmente se você frequenta uma academia. Ele é um suplemento utilizado para complementar a ingestão de proteína diária, devido ao alto teor deste nutriente e possui muitos benefícios, como estímulo à recuperação muscular, desenvolvimento dos músculos no pré-treino e hipertrofia.

Além disso, o whey protein também atua no fortalecimento do sistema imunológico, no aumento da disposição e na prevenção de algumas doenças.

10. Creatina

A creatina é um dos suplementos mais importantes para homens, principalmente no mundo dos esportes e atividades físicas.

No organismo, 95% do nutriente são armazenados nos músculos, enquanto os outros 5% distribuem-se no cérebro e, no caso dos homens, nos testículos. É exatamente por essa maior concentração muscular que faz com que seja um excelente suplemento para otimizar o desempenho físico.

Os principais benefícios que ela proporciona são:

  •       Melhora a performance nos treinos;
  •       Acelera a recuperação muscular;
  •       Fornece energia para as células;
  •       Colabora para o ganho de massa muscular;
  •       Combate a fadiga;
  •       Aumenta as fibras musculares;
  •       Melhora a capacidade cognitiva e as funções cerebrais;
  •       Atenua os efeitos do envelhecimento.

Mas, independentemente das necessidades ou objetivos, consumir suplementos deve ser sempre realizado com o aconselhamento e acompanhamento de um médico e/ou nutricionista.

Recomendados para Você
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*