Com tanto estresse durante o dia, juntamente com os maus hábitos da vida moderna, como má alimentação e sedentarismo, cuidar da saúde tem sido cada vez mais fundamental. E isso vale tanto para os jovens quanto para os mais velhos.

Além disso, mesmo com a saúde em dia, muitas coisas podem acontecer e, para isso, é preciso que estejamos prevenidos e preparados para o que houver. Neste contexto, ter os recursos necessários para receber um bom atendimento é indispensável e é exatamente neste ponto que os planos de saúde têm sido levados em consideração.

Desse modo, vamos te falar quais as vantagens de um plano de saúde em comparação com o atendimento público.

SUS ou plano de saúde

O Sistema Único de Saúde é o sistema de saúde pública do Brasil e, atualmente, atende mais de 190 milhões de pessoas no país, sendo que 80% delas dependem exclusivamente dele para qualquer atendimento de saúde.

Mas, é importante ressaltar que todos os brasileiros utilizam o SUS, mesmo aqueles que possuem planos. Isso porque ele engloba muito mais do que apenas atendimento médico, como por exemplo controle e erradicação de doenças, regulamentação da água potável e esgoto, regulamentação da carne e higiene dos restaurantes (a Anvisa faz parte do SUS) e muito mais.

De toda forma, é surpreendente o que o atendimento público consegue fazer com o orçamento que lhe é dado. No entanto, o investimento ainda é precário e, assim, o SUS não consegue atender toda a demanda. Por isso, enfrenta alguns obstáculos em relação a qualidade do serviço, fazendo com que muitas pessoas recorram aos planos de saúde.

Desse modo, conheça as vantagens e as desvantagens dos planos de saúde em relação ao SUS.

Vantagens dos planos de saúde

Tranquilidade e segurança

Os planos de saúde dão mais tranquilidade e segurança aos beneficiários, afinal você sabe que quando precisar vai receber um atendimento de saúde de qualidade, sem ter que gastar uma fortuna em atendimento particular.

Já no SUS, apesar de ser gratuito, não existe garantia de que irá ser atendido quando precisar, visto que a demanda é muito maior do que a capacidade de atendimento.

Garantia de tratamento

Claro que ninguém contrata um plano de saúde pensando que vai adoecer, mas sempre vai existir a possibilidade de você precisar de um tratamento caro. Além disso, as consultas e exames de rotina e prevenção fazem parte da vida de muitas pessoas. É nesse momento que o plano de saúde se faz eficaz e o motivo é simples.

Geralmente, quem depende do SUS precisa esperar horas para ser atendido em uma consulta ou meses para conseguir a liberação de um exame ou tratamento. E, se for escolher atendimento particular, as chances de esgotar as suas reservas de emergência e acabar se endividando são grandes.

Os beneficiários de planos de saúde têm a garantia que irão receber o tratamento que precisam de acordo com o plano contratado, assim, não haverá nenhuma preocupação na hora que o serviço for solicitado.

Saúde para você e para o seu filho

Tenho certeza de que todos querem que a sua família seja bem cuidada em todos os aspectos da vida. E um deles é a saúde. A principal vantagem de incluir um dependente no plano de saúde é que todos os benefícios que você possui poderão ser desfrutados por eles.

Desse modo, garantir um plano de saúde para você e sua família, principalmente antes de engravidar, é uma ótima escolha para cuidar da saúde de todos.

Melhor investimento em saúde

Mesmo os investimentos pessoais ou a dependência do serviço público não conseguem garantir os mesmos benefícios que o plano de saúde oferece. Por isso, ele é o melhor investimento que você pode fazer em relação à sua saúde.

Facilidade no atendimento

Os planos de saúde possuem redes credenciadas, como hospitais, clínicas e laboratórios próximos a sua região e, assim, o beneficiado terá facilidade no acesso a essa rede. Assim, além da qualidade, você conta com o conforto de encontrar o serviço que precisa sem precisar ir muito longe.

Facilidade em marcar consultas

A maioria das operadoras de planos de saúde possuem sites e aplicativos que permitem você marcar consultas on-line, além do procedimento padrão que é através do call center.

Atendimento de urgência e emergência

O Sistema de Atendimento Móvel de Urgência, mais conhecido como SAMU, está disponível para todos os brasileiros com uma equipe competente e equipamentos de qualidade. No entanto, por causa da demanda, muitas vezes não consegue atender todos os chamados.

Pois saiba que os planos de saúde possuem atendimento próprio para urgência e emergência, além de hospitais com uma infraestrutura adequada para o atendimento, garantindo a segurança que você precisa.

Acomodação de alto padrão

A internação é uma das maiores preocupações de quem não tem um plano de saúde. Isso por conta da infraestrutura precária dos hospitais públicos, sendo comum ver pessoas acomodadas nos corredores dos hospitais.

No entanto, cada vez mais as operadoras buscam melhorar as suas acomodações, sejam enfermaria ou apartamento individual (para saber qual a diferença entre apartamento e enfermaria, clique aqui).

Desvantagens de um plano de saúde

Apesar das inúmeras vantagens dos planos de saúde, existem alguns médicos, clínicas e hospitais que não conseguem ver mais vantagens em atender pelo convênio. O que isso significa?

Já tentou marcar uma consulta pelo plano e disseram que só tinha vaga daqui a 6 meses, mas para particular tinha no mesmo dia? É exatamente disso que estamos falando. Eles começam a te “empurrar para o fim da fila” e, assim, acaba sendo obrigado a esperar meses para realizar uma consulta ou um exame.

Além disso, atualmente as mensalidades têm sido abusivas, principalmente para aqueles que estão na meia idade. Sendo assim, ter um plano de saúde se torna um privilégio para poucos, visto que compromete uma boa parte da sua renda mensal.

Claro que existem opções mais em conta, porém, não deixa de ser algo que boa parte dos brasileiros não consegue ter acesso.

 

Contudo, os planos de saúde possuem muitas vantagens em relação ao atendimento público. Desse modo, é importante que faça um planejamento financeiro adequado para conseguir encaixar os gastos com as mensalidades em seu orçamento mensal.

Gostou desse artigo? Deixe o seu comentário e clique aqui para conhecer outros conteúdos para sua saúde.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*