Sempre é mais fácil realizar tarefas se temos motivação. Imagina que você ama correr todos os dias de manhã, mas odeia salada. É mais fácil pra você fazer acordar cedo, colocar a roupa e sair pra correr do que comer uma boa quantidade de alface e tomate.

Porém, não podemos depender exclusivamente da motivação, afinal existem várias situações que podem acabar com ela, como problemas familiares, profissionais, financeiros, na saúde (individual e do país), instabilidade política e muito mais.

Desse modo, se apoiar na disciplina e constância criada por hábitos que estão lapidados na mente é a melhor opção, porque mesmo que esteja desmotivado, você será capaz de realizar determinada atividade.

Ainda, existem determinados hábitos que são capazes de provocar efeitos positivos em outros hábitos, são os chamados hábitos angulares. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo este artigo, que vamos tirar as suas dúvidas.

O que são hábitos angulares?

Os hábitos angulares são considerados um ritual, uma prática e costume, geralmente saudável, que estimula outros hábitos igualmente bons. Sendo assim, quando você implementa um hábito angular, ocorrem mudanças em outras áreas da sua vida e que não necessariamente estão relacionados. Desse modo, ocorre uma mudança do seu estilo de vida, de forma inconsciente.

Um dos melhores exemplos deste tipo de hábito é a prática regular de exercícios físicos. Quando decidimos realizar atividade física, geralmente, começamos também a nos alimentar melhor, acordar mais cedo e ver mudanças no comportamento.

Como podem mudar minha vida?

Paul O’Neill, um ex-político norte-americano, foi escolhido para dirigir a maior empresa de alumínio dos Estados Unidos, a Alcoa. Quando tomou a posse, ele deu um discurso dizendo que o foco dele seria na segurança dos trabalhadores, ou seja, não seria o lucro, algo que não agradou os investidores.

Porém, o que poucos entendiam é que direcionando a prioridade para os empregados, isso iria criar uma cadeia de hábitos na empresa capaz de melhorar a produtividade, satisfação e lucro para todos os envolvidos.

Desse modo, a segurança do trabalho foi um hábito angular para a Alcoa e, assim, melhorou as relações entre os funcionários, a qualidade do serviço e, consequentemente, valorizou as ações da empresa, aumentando os lucros dos acionistas.

Entretanto, os hábitos angulares não mudam apenas a vida das empresas, ela também pode ser aplica em nossa vida. E o melhor, você não precisa ter o seu foco distribuído em várias áreas, pois tudo irá acontecer de forma natural. Uma vez que mudou e adquiriu determinado hábito, provavelmente outras mudanças positivas vão acontecer.

Exemplos de hábitos angulares

Alguns hábitos são mais poderosos para se tornarem angulares, mas não precisa se restringir a esses, qualquer pequena atitude que influencia outros hábitos já pode ser considerada.

Acorde cedo

Levantar da cama é o primeiro obstáculo que precisamos vencer no nosso dia. A cama olha pra gente e até nos chama, não é mesmo?

Mas superar o sono e acordar cedo vai fazer com que você aproveite mais o seu dia – inclusive nos fins de semana – e poderá te dar mais disposição, pois é um dos fatores essenciais para se ter uma boa qualidade de sono.

Faça a sua cama

Quando arrumamos a cama logo que acordamos, dá aquela sensação de primeira tarefa do dia realizada com sucesso. É algo bem simples, mas que tem capacidade de nos motivar e encorajar a realizar tudo aquilo que temos durante o dia.

Não fique parado

Como foi dito, o exercício físico é um hábito angular poderoso, pois além de melhorar a saúde física e mental, é capaz de desencadear outros hábitos, como a alimentação saudável e rotina de sono.

Além disso, a atividade física reduz a ansiedade, estresse e aumenta a disposição, o que melhora a sua produtividade em todas as áreas da vida. Desse modo, é incontestável os benefícios que a prática regular de exercícios traz para nós.

Estabeleça um horário pra dormir

Algumas pessoas até conseguem acordar cedo, mas quando o assunto é ir dormir cedo e estabelecer um horário para fazer isso todos os dias, as coisas se complicam.

Entretanto, ambos são importantes, afinal não tem como ter rotina, quantidade e qualidade de sono com apenas um deles. Dormir bem é fundamental, principalmente para a memória, mas também para outras funções cognitivas, como desempenho e concentração

Tenha uma alimentação saudável

Sabe aquela famosa expressão: “Você é o que você come.”? Assim como os exercícios físicos, a alimentação saudável muda muito a disposição, o humor e é até mesmo capaz de melhorar sua capacidade cognitiva – memória, aprendizagem, raciocínio, tomada de decisões, concentração etc. Desse modo, a produtividade aumenta nas diferentes tarefas que você precisa realizar.

Deu pra entender como mudar sua vida adquirindo hábitos angulares? Então não espere pra depois, já comece a adquirir novos hábitos para que consiga prosperar nas diversas atividades que você realiza e, assim, consiga alcançar os seus objetivos.

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*