Cravos e espinhas, a famosa acne, são lesões da pele que provocam muito incômodo, não só na aparência, mas também no lado emocional. A fase mais crítica da acne é a adolescência, apesar de não ser raro na fase adulta. 

 

Existem alguns estudos que falam que o consumo de vitamina B12 (também conhecida como Cobalamina) é um fator estimulante para o desenvolvimento de acne. Um dos suplementos mais procurados é a vitamina B12 devido aos grandes benefícios que ela traz.

Mas quais são os benefícios da vitamina B12?

Essa vitamina é essencial para a saúde cerebral, além de estimular a síntese de DNA e de glóbulos vermelhos. Isso significa que a absorção de B12 auxilia em diversos processos de defesa em nosso organismo.

Ela também é importante na proteção contra doenças relacionadas à demência, doenças cardíacas e osteoporose. 

Sua deficiência pode provocar sintomas que incluem cansaço, confusão mental, dormência, formigamento em braços e pernas, além de hipopigmentação em que manchas brancas aparecem na pele.

De onde vem a vitamina B12?

Geralmente ingerimos vitamina B12 através de alimentos como carnes, fígado, mariscos, aves, ovos e derivados do leite. Assim, todas as fontes são oriundas de animais. Os alimentos com alto teor de vitamina B12 (µg/100g) são: fígado (26–58), carne de boi e cordeiro (1–3), frango (traço-1), ovos (1–2,5) e laticínios (0,3–2,4 ). 

Outras fontes industrializadas são a maioria dos suplementos alimentares e bebidas prontas como achocolatados, energéticos, iogurtes e vitaminas de frutas. A B12 é bastante utilizada na indústria devido aos seus inúmeros benefícios.

Ela também pode ser adquirida como um suplemento alimentar na forma isolada (cápsulas ou comprimidos) ou em associação com outros aminoácidos, vitaminas ou minerais. 

É mais abundante em duas principais formas: a metilcobalamina (natural) e a cianocobalamina que é praticamente sintética, pois apenas traços são encontrados em alimentos naturais. 

Como meu organismo absorve a vitamina B12?

Estudos mostram que ingerir mais alimentos ricos em vitamina B12 aumenta a quantidade total absorvida pelo organismo. 

Porém, aumentar a dose não interfere na taxa de absorção porque existe uma capacidade máxima do organismo que só é restabelecida após cerca de 4-6 horas. Ou seja, não adianta você tomar uma dose alta de uma vez esperando que tudo seja absorvido, porque existe uma taxa de absorção que não é crescente com a dose. O excesso é eliminado pela urina.

Outra dica importante é que a forma natural, a metilcobalamina, é mais absorvida pelo nosso organismo do que a cianocobalamina. No entanto, com o envelhecimento, essa absorção diminui, podendo levar a um estado de deficiência de B12. 

Mas o que isso tem a ver com a acne?

Há diversos estudos que atribuem o consumo de vitamina B12 a uma aumento na produção de acne. Nesses estudos, encontramos diferentes relações entre a B12 e a acne. 

Alguns pesquisadores explicam que o elevado consumo de B12 pode alterar a microbiota da pele, fazendo com que tais microrganismos estimulem mais a produção de acne. Já outros estudos sugerem que apenas em indivíduos sensíveis a B12, ou seja, em pessoas que possuem um gene específico podem ter o aparecimento de acne aumentada.  

Esses resultados têm impulsionado vários estudos para identificar novos alvos potenciais para o tratamentos da acne. 

A maioria dos estudos concluíram que não existem motivos significativos para que uma pessoa retire a suplementação de B12 de sua dieta por conta da acne. Isso porque não foi comprovada a relação entre os níveis de B12 no sangue e as lesões que se desenvolvem e depois curam, ao invés de persistirem conforme o nível de B12 no soro.

A deficiência de B12 pode gerar várias doenças e, por isso, sua ingestão e suplementação são tão importantes em qualquer idade.

Algumas causas de deficiência de B12

  • Tomar medicamentos para azia que suprimem o ácido do estômago
  • Fazer dietas que não incluem produtos de origem animal
  • Cirurgia para emagrecimento
  • Ter doenças autoimunes que atacam o revestimento do estômago ou o trato gastrointestinal.

Mas como você pode saber se seu nível de B12 está baixo? Especialistas dizem que os sinais de deficiência de B12 são muito sutis e difíceis de reconhecer, porque muitas vezes os associamos a outras causas.

Sintomas de deficiência total de B12

  • Problemas de equilíbrio
  • Depressão
  • Fadiga extrema ou fraqueza muscular
  • Perda de memória ou confusão mental
  • Dormência ou formigamento nas mãos e pernas (devido a danos nos nervos)
  • Anemia.

De qualquer forma, procure ajuda com um especialista, como dermatologistas e nutricionistas, que com exames adequados vai esclarecer mais seguramente quanto ao nível ideal de vitamina B12 que seu organismo precisa, sem provocar danos à sua pele e saúde de um modo geral. 

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