Apesar de alguns fatores genéticos estarem relacionados, acontece que tudo o que fazemos é capaz de impactar a nossa pele, tanto de forma positiva quanto negativa. Mas a boa notícia é que existem alguns hábitos diários que ajudam a manter a pele saudável e, consequentemente, bonita.

Quer saber como? Confira aqui 13 dicas de como ter uma pele bonita e saudável.

1. Use filtro solar no rosto diariamente

Uma das dicas mais importantes para ter uma pele bonita e saudável é utilizar protetor solar todos os dias. Isso porque o sol provoca envelhecimento precoce, leva a formação de manchas e contribui para o desenvolvimento de câncer de pele.

Desse modo, é essencial aplicar filtro solar todos os dias ao acordar e ao longo do dia. Inclusive se você estiver dentro de casa, pois as luzes artificiais, como lâmpadas e telas de aparelhos eletrônicos, também agridem a pele.

O ideal é utilizar filtro solar com fator 30 ou superior e, principalmente se está exposto ao sol ou em horários muito quentes, deve ser feita a reaplicação a cada 2 horas.

2. Hidrate a pele do corpo sempre após o banho

A água quente e o sabonete do banho eliminam a gordura natural da pele, fazendo com que ela perca água e fique ressecada. No entanto, ao utilizar um hidratante logo após o banho, a sua pele irá ficar macia, iluminada e protegida contra lesões.

Se você deseja uma hidratação ainda mais profunda, certifique-se de fazer esse processo com a pele ainda úmida.

3. Saiba qual é o seu tipo de pele

Um dos maiores problemas que as pessoas enfrentam com a sua pele é porque não utilizam produtos específicos para o seu tipo de pele. E isso se deve ao fato de simplesmente não saberem qual é.

A escolha do produto errado pode causar efeitos contrários ou provocar irritações e alergias. Por exemplo, se uma pessoa com pele oleosa usar um hidratante para pele seca, provavelmente vai ocorrer o surgimento de acne.

Existem quatro tipos de pele:

  • Pele mista: os produtos aloe vera são os melhores para esse tipo de pele, porque retiram a oleosidade sem deixar a pele ressecada.
  • Pele oleosa: tem tendência a acne e, por esse motivo, precisa de cuidados especiais. Os produtos à base de enxofre ou chá verde geralmente se dão muito bem com esse tipo de pele.
  • Pele seca: a hidratação deve ser em dobro nesses casos, sendo os produtos à base de mel, leite e aveia os mais indicados.
  • Pele normal: é a mais tranquila no que diz respeito à escolha dos produtos e eles são, geralmente, neutros e com alguns agentes hidratantes.

4. Beba água regularmente

A maior parte do nosso corpo é composta de água, sendo ela essencial para diversas reações do organismo. Um dos processos que ela faz parte é na regeneração e manutenção da pele, garantindo a saúde tecidual.

Desse modo, não se esqueça de tomar água para garantir uma pele mais bonita e saudável.

5. Nunca durma com maquiagem

Apesar de ser algo muito comum das pessoas fazerem, dormir de maquiagem é um péssimo hábito que deve ser eliminado imediatamente da sua rotina.

Acontece que a maquiagem obstrui os poros acumula células mortas, o que aumenta o surgimento de acne, cravos, ressecamento e envelhecimento precoce, além de alergias. Além disso, durante a noite a pele absorve mais os nutrientes. Por isso, não se esqueça de remover toda a maquiagem antes de dormir e, então, aplique os produtos de cuidado da pele para que eles sejam melhor absorvidos.

6. Respeite o tempo e a frequência do uso dos produtos

É extremamente importante seguir as recomendações do seu dermatologista quanto ao tempo e a frequência do uso dos produtos.

Por exemplo, é recomendado aplicar diariamente o hidratante. Isso significa que, usar uma vez por semana ou a cada 2 dias não irá gerar os efeitos desejados.

Da mesma forma, se você está fazendo um tratamento para acne, utilizar o ácido mais vezes que o recomendado poderá agredir a sua pele.

7. Tenha cuidado com máscaras caseiras

Atualmente, o que mais vemos são pessoas ensinando como fazer uma máscara caseira na internet. Mas é preciso ter cuidado, visto que as partículas esfoliantes não industrializadas são cortantes e podem acabar machucando. Em contrapartida, nos produtos industrializados, os esfoliantes são arredondados, justamente para não agredir a pele.

Ainda, existe a possibilidade de desenvolver alergias ou irritações e, como consequência, manchar a pele, pois a maioria das máscaras caseiras são feitas a partir de frutas, sementes e grãos.

8. Faça limpeza de pele, quando necessário

O principal benefício da limpeza de pele é que ajuda a remover as células mortas que estão na camada superficial da pele. Além disso, equilibra o pH da epiderme, deixando a pele mais firme, hidratada e elástica.

Mas, atenção! Ela deve ser feita por um profissional qualificado e foi feita para ajudar na saúde da sua pele e não para agredi-la.

9. Descanse e controle o estresse

O sono é restaurador em todos os sentidos, principalmente quando o assunto é pele, pois promove renovação e oxigenação celular, além de ser quando os produtos têm melhor absorção.

Sendo assim, especialistas indicam pelo menos 8 horas de sono para que a pele consiga se recuperar das agressões do dia. Assim, evita o envelhecimento precoce.

Outro ponto é o estresse. As olheiras não surgem apenas com noites mal dormidas, mas também quando estamos constantemente sob estresse. Por isso, é fundamental descansar e relaxar para evitar o envelhecimento precoce.

10. Cuide da alimentação

Aquela frase: você é o que você come, não poderia servir melhor. A sua alimentação afeta diretamente todo o seu organismo, inclusive a sua pele. Você sabia que existem alimentos que auxiliam a combater inflamações, prevenir o envelhecimento precoce e contribui para a renovação celular?

Sendo assim, é importante adquirir uma alimentação equilibrada, com uma variedade de vegetais, frutas, oleaginosas e verduras, ricos em fibras e vitaminas. Veja os alimentos que mais trazem benefícios à saúde da sua pele:

  • Frutas vermelhas (morango, amora, framboesa etc.): ricas em vitamina C e cianidina, que são substâncias que previnem o envelhecimento precoce da pele, o excesso de oleosidade e a formação de acne.
  • Abacaxi: anti-inflamatório que combate acne e alergias;
  • Cenoura: revitaliza a pele por ser rica em ácido lipóico;
  • Salmão: rico em vitamina D e ômega-3, que ajudam a prevenir o câncer de pele ao combater o crescimento desordenado das células.

11. Evite álcool em excesso e tabagismo

 

O álcool e o tabagismo são péssimos hábitos para conseguir ter uma pele saudável e bonita. Isso porque o álcool desidrata o organismo e estimula a produção de radicais livres. Além disso, ele priva a pele de nutrientes e vitaminas (principalmente a vitamina C), acelerando o processo de envelhecimento.

Já o tabagismo é responsável por acelerar o surgimento dos sinais de envelhecimento e estimula a flacidez, atuando na redução do fluxo sanguíneo. Ainda, o cigarro torna mais frequente manifestações de doenças autoimunes como psoríase e dermatite atópica, fazendo com que manchas e marcas fiquem mais presentes e visíveis na pele.

12. Não espremer cravos e espinhas

Se você já foi em algum dermatologista, ele já deve ter falado isso. Espremer cravos e espinhas não eliminam o problema, muito pelo contrário, acabam piorando a inflamação.

Com isso, o ideal é seguir firme no tratamento estipulado pelo seu médico e evitar manipular as lesões.

13. Comece a se cuidar hoje

Quanto mais cedo você começar a cuidar da sua pele, mais fácil será. Até os 20 a 25 anos, a principal preocupação é a hidratação e o filtro solar. A partir dos 25 anos, já começa a utilizar produtos para combater os radicais livres e envelhecimento, como suplementos, ácidos e antioxidantes.

 

Gostou desse artigo? Deixe o seu comentário e clique aqui para conhecer outros conteúdos para sua saúde.

Recomendados para Você
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*