Os cabelos são os responsáveis por nos ajudar a expressar a nossa personalidade e ajudam a criar a nossa identidade. Por isso é tão importante cuidar dele, mas será que você está dando a devida atenção?

 

Apesar de não demandar muito tempo, é preciso seguir algumas regras para garantir a saúde capilar e, consequentemente, o quão bonito ele será.

1. Use o shampoo corretamente

O primeiro ponto a ser levado em consideração sobre o shampoo é que você deve escolher aquele que é ideal para o seu tipo de couro cabeludo. Isso quer dizer que mesmo que seu cabelo seja seco, se o couro cabeludo for oleoso, você deve usar produto para cabelos oleosos na raiz.

Além disso, é necessário que ele seja aplicado da forma correta. O indicado é aplicar somente na raiz, massageando o couro cabeludo com as pontas dos dedos. Com a espuma que formou, lave suavemente o comprimento dos fios e as pontas.

2. Faça esfoliação do couro cabeludo uma vez por semana

Você já ouviu falar sobre esfoliação capilar? Indicado principalmente para quem tem cabelos oleosos ou com caspa, esse ritual ajuda a fazer uma limpeza profunda no couro cabeludo e, assim, remove o acúmulo de resíduos e elimina as células mortas da região, mantendo o local mais limpo e longe da caspa.

Além de trazer benefícios ao couro cabeludo, a esfoliação ajuda a fortalecer os fios, fazendo com que cresçam mais rápido e mais bonito, devido a melhora da circulação das proteínas no couro e desobstrução dos poros.

Mas antes de fazer a esfoliação, consulte um dermatologista para indicar o melhor produto a ser utilizado.

3. Aposte na hidratação profunda toda semana

De uma coisa você pode ter certeza, um cabelo saudável é um cabelo hidratado. No entanto, os benefícios da hidratação irão depender do tipo de cabelo que você tem. Mas, em geral, ela irá deixar os fios macios, brilhosos e sem frizz.

Quem tem o cabelo liso, a hidratação vai mantê-lo solto e bem alinhado. Já em relação aos cabelos cacheados e crespos, os cachos ficarão mais definidos. Ainda, a hidratação em cabelos com química ajuda a manter o procedimento por mais tempo.

Independentemente de como for seu cabelo, é essencial que você tenha esse cuidado de hidratar o cabelo pelo menos uma vez por semana com máscaras ou ampolas de hidratação.

4. Lave os fios com água fria ou morna

A água fria promove uma vasoconstrição e fecha a cutícula do cabelo, o que faz com que ele fique mais brilhoso. Quanto mais baixa for a temperatura da água, melhor para fechar as cutículas e dar mais brilho ao cabelo.

Porém, a água morna também faz isso, além de auxiliar na oxigenação do couro, na remoção de células mortas e acentuar a hidratação do cabelo.  Então, não precisa sofrer se você não gosta da água tão gelada.

5. Aplique cremes e óleos longe da raiz

Produtos hidratantes como máscaras e cremes de tratamento só podem encostar na raiz se forem específicos para cabelos oleosos ou mistos.

Mas, mesmo assim, o mais indicado é que eles sejam aplicados apenas no comprimento e nas pontas, pois podem aumentar a oleosidade do couro cabeludo e provocar caspa.

6. Dê um bom corte a cada três meses

Muitas pessoas que querem deixar o cabelo crescer têm medo da tesoura. Porém, principalmente se o seu cabelo resseca com facilidade, é essencial que corte os cabelos para acabar com as pontas duplas, as quais dificultam o crescimento dos fios.

O recomendado é não usar navalhas, pois o fio ficará descamado e, assim, com maior risco de formar pontas duplas. Além disso, fazer de 3 em 3 meses, para evitar a quebra dos fios e fazer com que o cabelo cresça com saúde.

7. Não durma com o cabelo molhado ou úmido

Além de deixar os fios mais frágeis e propensos à quebra que vem do atrito, dormir de cabelo molhado pode causar proliferação de fungos, por ser um ambiente extremamente favorável para o crescimento destes microorganismos. Ainda, pode ocorrer alterações no pH da região, levando a caspas e dermatites.

Portanto, dê preferência para lavar o cabelo pela manhã, mas se não for possível, seque antes de dormir. Nesse último caso, só não esqueça do protetor térmico e use a uma distância mínima de 20 cm do couro cabeludo, para evitar os danos do secador.

8. Monte o cronograma capilar

Um dos cuidados essenciais com o cabelo é fazer um cronograma capilar, pois ele ajuda a repor os nutrientes, água e massa para os fios.

As etapas são:

  • Hidratação: devolve água aos fios deixando-os macios, saudáveis, com movimento e brilhantes.
  • Nutrição: devolve vitaminas e lipídios e óleos naturais do cabelo.
  • Reconstrução: devolve queratina, proteína e aminoácidos que foram perdidos por meio de processos químicos que deixaram o cabelo sensível, elástico ou quebradiço.

Em geral, o cronograma capilar vai envolver 8 hidratações (2 vezes por semana), 6 nutrições (1 a 2 vezes por semana) e 1 reconstrução (1 vez no mês). É importante iniciar com a hidratação e fazer um intervalo de pelo menos 2 dias entre cada tratamento.

9. Use toalha de microfibra

As toalhas convencionais causam muito frizz, porosidade e podem quebrar os fios, principalmente nos cabelos cacheados. Por isso, o mais recomendado é utilizar uma toalha de microfibra ou uma camisa de algodão.

10. Não misture tratamentos químicos

Alisamentos, cores e diversos outros tratamentos químicos não se dão muito bem juntos. Quando há mais de um tipo de química nos cabelos, os danos são maiores, portanto, os cuidados devem também ser maiores.

Portanto, o mais indicado é não misturar os tratamentos. Ou seja, se quiser alisar, evite utilizar tintura. Assim, você terá cabelos mais saudáveis e menos trabalho.

 

Gostou desse artigo? Deixe o seu comentário e clique aqui para conhecer outros conteúdos para sua saúde.

Recomendados para Você
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*